Serraria São Paulo (Hercules Vicari & Filho)

    A iconografia de uma cidade pode ser reconhecida de diversas maneiras. Desde a arquitetura tradicional de suas casas e edifícios, passando por estações ferroviárias, viadutos, monumentos, e até fábricas. Trata-se de uma diversidade de elementos visuais, que juntos formam a identidade de um lugar.

    Em uma cidade como São Paulo, cujo tamanho e densidade é maior que alguns Estados do Brasil, é comum que muitos destes locais com alguma identificação visual interessante, e de extrema relevância para a cidade, desapareçam com o passar do tempo.

    O Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) não dispõe de um número de funcionários suficiente, para manter uma varredura constante pela cidade, em busca de locais importantes para preservar e documentar. Com isso alguns locais perdem sua identidade.

    Na altura do número 81 da Rua Adolfo Gordo, em Santa Cecília, há um grande galpão comercial que há muito foi uma fábrica, e que cuja fachada apresenta um pedaço da história da cidade. Trata-se do endereço da antiga Serraria São Paulo, de Hercules Vicari & Filho.

    Não fosse pelo que resta da fachada, onde boa parte do nome da empresa resiste, poucas pessoas lembrariam da existência desta empresa, que por muitas décadas atuou na região. A Serraria São Paulo foi uma importante empresa do segmento de madeira (serraria) da região, e pertencia a Hercules Vicari & Filho. Abaixo, um pequeno anúncio da empresa publicado em 28 de agosto de 1942 no jornal O Estado de S.Paulo.

    Aliás, o nome “S. Paulo” nos intrigava na fachada do imóvel. Até aprofundarmos a pesquisa, não sabíamos se o nome significava uma alusão a cidade ou a empresa. Acreditávamos que a empresa chamava-se somente Hercules Vicari & Filho. Com o anúncio acima pudemos comprovar, que a Serraria São Paulo era o nome da empresa. Parte das letras que completaria a palavra “serraria”, já caiu da fachada, como é possível ver nas fotografias da galeria no final deste artigo.

    Vista da antiga Serraria São Paulo na Rua Adolfo Gordo (clique na foto para ampliar).

    A empresa hoje não está mais no local, mas existe uma empresa com um nome parecido, Vicari Indústria e Comércio de Madeiras, no bairro do Jaguaré em São Paulo. Não sabemos se trata-se do mesmo grupo. O fundador da antiga Serraria São Paulo, Sr Hercules José Vicari, faleceu em 1975.

    Seria muito importante que ao menos a fachada fosse preservada, e a parte que já caiu fosse reconstruída, para que a história desta empresa não caia no esquecimento. Se você tiver mais informações sobre a Serraria São Paulo, ou sobre a família Vicari, entre em contato conosco.

    Veja fotos da fachada da Serraria São Paulo (clique na miniatura para ampliar):

    Foto: Douglas Nascimento
    Foto: Douglas Nascimento
    Foto: Douglas Nascimento
    Foto: Douglas Nascimento

     

    créditos desta matéria: http://www.saopauloantiga.com.br/

Imóveis

Seus Comentários

Social

NewsLetter